Menu principal
 

Sobre o Curso

Tecnologia-Redes-de-comp-2_corO Instituto Federal Catarinense oferece cursos em sintonia com a consolidação e o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, estimulando a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo, além de apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda, especialmente a partir de processos de auto-gestão.

Os Institutos Federais de educação, objetivam atender a um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica criado pelo MEC, com o foco de levar a sociedade justiça social, a competitividade econômica e a geração de novas tecnologias.

Levando em consideração que os IFs responderão, de forma ágil e eficaz, às demandas crescentes por formação profissional, o Instituto Federal Catarinense – Campus São Francisco do Sul apresenta o Curso Superior em Tecnologia de Redes de Computadores.

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores vem de encontro com o espírito inovador do Instituto Federal Catarinense, com o objetivo de suprir a carência de mercado na formação direcionada de profissionais para atuarem nesta área. Focado nesse aspecto, o curso oferecido pelo Instituto Federal Catarinense tem a característica de formar profissionais com amplo conhecimento em projetos, análise de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de comunicação e gestão de redes de computadores, de forma a atender a demanda de mercado, justificada pelos levantamentos técnicos e pesquisas realizadas na comunidade da região.

 Objetivos do Curso

 Contribuir para a formação tecnológica e humana, de profissionais que elaborem, analisem, identifiquem, planejem, executem projetos, dêem manutenção e gerenciem redes de computadores , além de serem éticos, críticos e autônomos.

 

 Perfil do Profissional

O egresso do curso superior em Tecnologia de Redes de Computadores do IFC é um profissional capaz de elaborar, implantar, gerenciar e manter projetos lógicos e físicos de infraestruturas de redes de computadores, identificando as necessidades das organizações, criando e gerindo soluções tecnológicas, provisionando meios para a conectividade entre sistemas heterogêneos da empresa. Além disso, deve ser um profissional ético, crítico, autônomo apto a analisar e propor aperfeiçoamento de sistemas de comunicação já em funcionamento, gerenciar equipes e colocar em operação infraestruturas de redes de computadores, planos de gestão e suporte de TI em empresas, nos mais variados níveis.

Área de Atuação

 A área de atuação do Tecnólogo em Redes de Computadores é bem diversificada, abrangendo desde áreas tradicionais como no segmento industrial, agrícola, de serviços, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e não governamentais, que tenham computadores instalados em rede, ou que se conectem aos computadores de outras empresas, através de diversas tecnologias, até serviços específicos prestados por empresas especializadas na transmissão segura de dados, podendo desempenhar as seguintes funções: 

  • administrador de redes de computadores;
  • analista de suporte de redes;
  • analista de redes e de comunicação de dados;
  • coordenador de projetos e/ou projetista de infraestrutura lógica e física de redes;
  • gerente de segurança em redes de computadores;
  • desenvolvedor de aplicações para Web ou redes de computadores.

Organização Curricular do Curso

MAPA_REDES